Reescrita com personagem-narrador
Objetivos
- Reescrever um conto tradicional tendo um personagem como narrador.
- Trabalhar focalização (ponto de vista do narrador) e modalização (voz narrativa).
Conteúdos específicos
- Produção textual (reescrita de contos tradicionais).
- Focalização e modalização.
Anos
3º ao 6º.
Tempo estimado
16 aulas.
Material necessário
Cartolinas e pincéis atômicos.
Quatro contos tradicionais que podem ser encontrados na coletânea de contos do Livro de Textos do Aluno do Programa Ler e Escrever.
Flexibilização
Os quatro contos trabalhados na primeira etapa desta sequência devem ser disponibilizados em Braille para o aluno cego - transcrição que pode ser feita com auxílio do professor responsável pela sala de recursos.
Reforce as discussões em sala sobre os diferentes aspectos do conto e estimule a criança com deficiência visual a contribuir com suas ideias.
Para a confecção do painel, uma alternativa é aplicar ilustrações de cada um dos contos contornadas com cola em relevo, para que o aluno cego lembre-se dos personagens selecionados pela turma com maior facilidade. Você também deve estimulá-lo a anotar os principais pontos levantados pela classe na atividade de revisão coletiva. Para tanto, coloque uma máquina Braille sobre a carteira do aluno. Para a etapa final de revisão, sugira que o par do aluno cego sirva como escriba. Se necessário, antecipe algumas etapas da sequência e amplie o tempo das atividades para o aluno com deficiência visual. Permita que ele organize algumas de suas observações e produções em casa, no contraturno.
Desenvolvimento
1ª etapa O primeiro passo é familiarizar a turma com o gênero que será trabalhado. Selecione quatro contos tradicionais para a leitura e explique a proposta: conhecer bastante as histórias para, depois, reescrever uma delas na pele de um dos personagens. Inclua na coletânea diferentes versões de um mesmo conto, privilegiando os que expandem episódios da trama ou detalhem as características de um dos personagens.
2ª etapa Reserve algumas aulas para ler as versões de cada conto. Discuta com os alunos aspectos que vão ajudá-los a escrever os próprios textos: Quem está contando a história? O que ele sabe sobre a vida, os pensamentos e os sentimentos dos personagens? Quais as características dos personagens? Que mudanças seriam necessárias para que um deles fosse o narrador? Essas perguntas são importantes para apresentar o conceito de focalização, o ângulo de quem conta a história.
3ª etapa Apoiado nas sessões de leitura, construa com a classe um painel coletivo com as características dos principais personagens. No caso de Cinderela, por exemplo, pode-se dizer que a madrasta é arrogante e maltrata a filha adotiva, que a fada madrinha é bondosa e quer ajudá-la e assim por diante. Transcreva os resultados em um cartaz e deixe-o à vista dos estudantes. Isso vai ajudá-los a escolher um personagem para contar a história e a saber quais as intenções de cada um, algo essencial para determinar a modalização (a voz narrativa) da trama.
4ª etapa Peça que cada um selecione um conto e um personagem como narrador, orientando a reescrita da história de acordo com as opções realizadas.
5ª etapa No quadro, realize a revisão coletiva do texto de um dos estudantes. Para direcionar a atenção da classe sobre a focalização e a modalização, distribua cópias do texto em computador com espaçamento duplo (o que elimina dificuldades de caligrafia e abre espaço para comentários, perguntas e reformulações por parte dos revisores). Nesse processo, enfatize os problemas discursivos do texto: deslizamento de ponto de vista (mudança de primeira para terceira pessoa), precária caracterização dos personagens ou passagens mal explicadas.
6ª etapa Proponha uma segunda etapa de revisão - dessa vez, em duplas, pedindo que os alunos repitam o processo que aprenderam na etapa anterior. Pode também haver correção ortográfica e de pontuação, com você circulando pela classe e discutindo com as duplas as principais modificações que devem ser feitas.
Avaliação
Nos debates durante a leitura, na produção de texto e nos processos de revisão, verifique se cada aluno compreendeu e utilizou adequadamente os conceitos de focalização e modalização. Atenção, sobretudo, às mudanças entre a primeira e a segunda versão do texto, avaliando que pontos precisam ser reforçados por meio de novas revisões e do retorno aos textos-fonte para confirmar os recursos dos autores.
Fonte : Nova Escola
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